Conexão à Internet via satélite em casa: quando é conveniente?

Partilhar:

Overview

Nem todas as áreas do Brasil são cobertas pelas tecnologias Adsl ou [fibra ótica]({{ < ref "2021-05-18-article-000398.md"}}) . Nestes casos, a Internet via satélite é uma possível solução alternativa que lhe permitirá acessar a web com excelente desempenho em termos de velocidade. É uma alternativa ao tradicional Adsl e à fibra, que está desfrutando de sucesso crescente. A razão é muito simples: apenas as conexões de banda larga, até o momento, cobrem cerca de 52,4% do território nacional.

Internet via satélite: do que se trata?

Mas como encontrar uma solução para o problema cada vez maior da divisão digital? As operadoras telefônicas lhe dão a oportunidade de assinar um contrato para uma conexão de internet via satélite que lhe permitirá navegar sem fio, sem a necessidade dos cabos típicos da rede telefônica. Mas como funciona exatamente uma conexão à internet via satélite? Embora hoje possamos nos conectar à Internet de quase qualquer lugar, às vezes as conexões de fibra ou a cabo não são uma opção viável. Nesses casos, uma das principais alternativas é a internet via satélite. Neste caso, em vez de conectar-se a um roteador com fio e conectado a uma central telefônica, você se conecta diretamente a um satélite. Como funciona a conexão de internet via satélite A vantagem mais óbvia deste método é que você pode acessar a rede em locais que não têm outras possibilidades de conexão. Você também não precisa ter uma linha telefônica alugada para acessar a Internet, tornando-a uma opção mais versátil mesmo que você esteja se mudando de um lugar para outro. Mas também há desvantagens que você deve estar ciente.

O principal, por exemplo, é a latência, que é o tempo que leva para receber informações a partir do momento em que você faz um pedido. A latência da conexão do satélite é geralmente de cerca de 500-700 milissegundos, definitivamente muito, mas muito mais do que os 20 ms que normalmente caracterizam a fibra. E o que isso significa?

Como você pode entender por si mesmo, se você é uma pessoa que está procurando uma conexão de internet para jogar jogos ou fazer chamadas de vídeo, então a internet via satélite pode não ser a melhor solução para você. Você também deve ter em mente que a velocidade das conexões via satélite não é garantida e pode variar dependendo da carga da rede ou das condições climáticas. Além disso, para se conectar usando a internet via satélite, você precisará instalar uma antena parabólica fora de sua casa.

Como funciona a internet via satélite

Para conectar-se à Internet via satélite, é necessário primeiro instalar uma antena fora de sua casa. Esta é uma antena semelhante àquelas utilizadas para a televisão por satélite, somente neste caso o que você recebe é a conexão à Internet. Através desta antena você se comunicará de maneira bidirecional com um satélite orbitando a Terra.

A função deste satélite é "fazer ricochetear" o sinal de sua casa para os terminais da empresa com a qual você contratou a conexão. Estes enviarão então as informações ao satélite que as enviará para sua casa. Em suma, em vez de se comunicar com o operador via cabo, como é normalmente o caso, esta comunicação é realizada por via aérea através de um satélite que atua como um intermediário. A antena parabólica em sua casa terá então que ser conectada a um modem.

Internet via satélite: quando for conveniente

Mas a quem seria conveniente, em essência, ativar hoje uma conexão de internet via satélite? Pode ser conveniente, como já vimos, se você vive em uma área que ainda não é alcançada por ADSL ou Fibra. Em todos estes casos, a conexão via satélite seria a escolha ideal, pois garantiria uma cobertura estável da Internet a uma velocidade máxima de até 30 Mbps.

Entretanto, considere que a conexão via satélite é certamente menos estável que os outros tipos devido à presença de barreiras naturais como montanhas ou eventos climáticos adversos que poderiam limitar a transmissão do sinal de rádio.

Se nada mais, com ofertas de internet via satélite você terá uma assinatura mensal um pouco mais alta do que com ofertas de ADSL e fibra. Em resumo, você só deve considerar a internet via satélite como uma opção acessível se você vive em uma área sem cobertura adequada de internet a cabo.